terça-feira, 3 de novembro de 2009

Reciclagem do Vidro









Reciclagem do Vidro


O vidro é obtido pela fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas, e resfriamentos rapida da massa resultante até um estado rigido e não-cistalino.
O processo de produção do vidro do tipo sodacal utiliza como matérias-primas,basicamente,arreia,barrilha,calcário e feldspato.Um processedimento  comum  do processo é adicionar-se a mistura das matérias-primas cacos de vidro gerados internamente na fábrica ou adquiridos,reduzindo sensivelmente ao custo de produção.
O vidro é uma matéria não-poroso que reside a temperaturas de até 150°C (vidro comum) sem perda de suas propriedades físicas e químicas.Esse fato faz com que os produtos  possam ser reutilizados várias vezes para a mesma finalidade.
A reciclagem do vidro significa envia ao produtos de embalagem o vidro usado, para q este seja reutilizado como matéria-prima para produção de novas embalagens.
O vidro é um material 100% reciclável, não ocorrendo perda de material durante o processo de fusão.Para cada tonelada de caco de vidro limpo,obtem-sé uma tonelada de vidro novo.Além disso,cerca de 1,2 toneladas de matéria-prima deixa de ser consumida.
Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza,a adição do caco a mistura reduz o tempo de fusão na fabricação de vidro,tendo como consequencia uma redução significativa no consumo energetico de produção.Também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários.


Irvson Almeida & Helber lima 

6 comentários:

  1. Achei muito legal o ciclo do vidro.E bom saber tambem que so 46% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 390 mil ton/ano. Desse total, 40% é oriundo da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, hotéis etc) e 10 % do refugo da indústria.

    ResponderExcluir
  2. O vidro leva 4000 anos para se desintegrar
    e muito importante sua reciclgem.

    LAISSE BISPO

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse ciclo.

    ^^

    Graziele Santos

    ResponderExcluir
  4. Oi Irvson Almeida & Helber lima,

    eu me chamo Leticia, moro em Belém do Pará, tenho 6 anos, estou cursando a 3º serie do ensino fundamental, e o seu texto vai enriquecer em muito o meu trabalho de classe. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. coloquem o tempo de decomposição dos materiais utilizados pelo o homem

    ResponderExcluir
  6. oi eu sou fabricio tenho 14 anos este texto è muito legal interessante para todos quando eu creser quero ser dono de uma empresa de reciclagem

    ResponderExcluir