terça-feira, 3 de novembro de 2009

Plástico .

 Plástico :


1 -Considerações Gerais: Os plásticos são materiais obtidos a partir das resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. A palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta a ser moldado. Hoje, o plástico faz parte integrante de nossa vida, estando presente em um número incomensurável de objetos e coisas por nós utilizados: embalagens, saquinhos de lixo, objetos de uso pessoal, garrafas de refrigerantes e uma infinidade de objetos. Apesar do primeiro plástico, a celulose, ter surgido em 1864, o PVC ou Policloreto de Venilha em 1913, foi durante a II Guerra Mundial, há pouco mais de cinqüenta anos, que sua utilização industrial se desenvolveu. Como sabemos, o petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros. O plástico tem tido sua utilização cada vez mais desenvolvida em todos os setores industriais e por sua versatilidade e propriedades físico-químicas, tem substituído, com vantagens, a madeira, os metais e as ligas metálicas, o vidro e o papel, as fibras vegetais e animais, pois muitos deles já estão escassos na natureza ou têm um custo de produção bem mais elevado.

2 - Os Principais Tipos de Plásticos: De acordo com suas caraterísticas, os plásticos se dividem em dois grupos: os termorígidos ou termofixos e os termoplásticos.

2.1- Plásticos Termofixos :Os plásticos termofixos são aqueles que não se fundem e uma vez moldados e endurecidos, não oferecem condições para reciclagem. São apresentados como mistura de pós e são moldados submetendo-se a temperatura e pressão. É o caso específico das telhas transparentes, do revestimento do telefone, do material do orelhão e de inúmeras peças utilizadas na mecânica em geral e especificamente na indústria automobilística.

2.2 - Termoplásticos São aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados. Uma vez resfriados endurecem e tomam uma determinada forma. Como esse processo pode ser repetido várias vezes, esses plásticos são recicláveis podendo ser reaproveitados. O termoplástico reciclado não pode ser empregado em embalagens de alimentos a fim de se evitar contaminações provenientes de tintas e produtos tóxicos, podendo voltar na forma de baldes, mangueiras, sacos de lixo e outras modalidades.

3 - Processos de reciclagem de Plásticos É possível economizar até 50% de energia com o uso de plástico reciclado. No Brasil, o maior mercado é o da reciclagem primária, que consiste na regeneração de um único tipo de resina separadamente. Este tipo de reciclagem absorve 5% do plástico consumido no país e é geralmente associada à produção industrial (Pré-consumo). Um mercado crescente é o da chamada reciclagem secundária: o processamento de polímeros, misturado ou não, entre os mais de 40 existentes no mercado.A chamada "madeira plástica", feita com a mistura de vários polímeros reciclados, é um exemplo. Já a reciclagem terciária, ainda não existente no Brasil, é a aplicação de processos químicos para recuperar as resinas que compõem o lixo plástico, fazendo-as voltar ao estágio químico inicial.


                                                 ( Cadeira feita de Plástico reciclável )
Fat Fresh é uma série de feitos à mão, objetos, feitos de materiais da empresa Eastman (produtos químicos). Material que é notável pelo seu respeito ao meio ambiente porque não é tóxico e pode ser facilmente reciclados. Faixas contínuas de plástico de alta temperatura torna-se um Continue Reading »

Postagem feita por : Alisson Freitas e Marcos Sales
Foto : Vanessa Lessa

Um comentário:

  1. queria mais detalhes para fazer com as minhas crianças do peti

    ResponderExcluir