domingo, 1 de novembro de 2009

- A Reciclagem no Brasil PDF Imprimir E-mail
 

 


A reutilização de materiais no Brasil está muito mais associada ao valor de mercado e aos altos níveis de pobreza e desemprego do que à educação e à conscientização ambiental.
Um país onde apenas 2% do lixo produzido são coletados de forma seletiva, curiosamente é também recordista mundial em reciclagem de latas de alumínio.
No ano passado, esta matéria-prima reaproveitada chegou a 89% do total consumido pelas indústrias, segundo pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada.

Para o coordenador de Indicadores Ambientais do IBGE, Judicael Clevelário, o desempenho contrastante entre os dois indicadores, intimamente relacionados, é sinal de que a reutilização de materiais no Brasil está muito mais associada ao valor de mercado e aos altos níveis de pobreza e desemprego do que à educação e à conscientização ambiental.

Para que a atividade se desenvolva de forma sustentável, disse, é preciso aumentar a coleta seletiva.
"Entre 1993 e o ano passado, a proporção de latas de alumínio recolhidas subiu de 50% para 89% e isso tende a aumentar.
Mas precisamos tomar cuidado com esse dado, pois ele indica, na verdade, uma estrutura social perversa, que faz com que muita gente tenha de sobreviver catando lata no lixo", avalia.

- PET

Também usadas pela indústria de refrigerantes, as embalagens de resina PET (polietileno tereftalato) têm valor, no mercado do reaproveitamento, cerca de seis vezes menor do que a sucata de alumínio e apresentam uma proporção de reciclagem bem inferior: 35% do total produzido, segundo dados de 2002.

A pesquisa mostra que houve aumento de reutilização dos cinco tipos de material incluídos na análise do IBGE - latas de alumínio, de aço, embalagens PET, papel e vidro. A proporção de papel reciclado, por exemplo, passou de 38,8%, em 1993, para 43 9%, em 2002.

A relatório destaca que a reciclagem reduz o uso de materiais e de energia, promove o emprego e a renda e "subsidia estratégias de conscientização da população para o tema ambiental e a promoção do uso eficiente dos recursos".
Há uma estimativa de que uso de material reciclado exige gasto de apenas 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de alumínio pelo processo primário.

- Coleta

Das 228 mil 413 toneladas de lixo coletadas diariamente no Brasil, segundo dados de 2000, apenas pouco mais de 4 mil, ou seja, 1,9% do total, passam por uma seleção antes de chegar ao destino final.

O serviço existe em apenas 8,2% dos municípios brasileiros e está concentrado nas regiões Sul e Sudeste.
São Paulo, com 82 municípios que dispõem do serviço, é, proporcionalmente, o quinto Estado do País no ranking de coleta seletiva.

O Rio Grande do Sul lidera, com 138, ou seja, 29,6% do total de municípios.
Já a Paraíba tem só um município que faz coleta seletiva, fazendo com que apenas 0,1% do lixo coletado passe por um processo de seleção.



 'Raíza Macêdo & Luanna Gabryela'

Um comentário:

  1. A RECICLAGEM TEM MUDADO A VIDA DE MUITOS BRASILEIROS.



    BRENDA SILVA

    ResponderExcluir