terça-feira, 3 de novembro de 2009

Empresas envolvidas com a Reciclagem


 


O Wal-Mart Brasil e a Coca-Cola Brasil, por meio de seus institutos socioambientais, lançam hoje, em  São Paulo, programa conjunto de coleta e reciclagem de resíduos. A Estação de Reciclagem representa um novo modelo para a preservação do meio ambiente, com a associação entre uma empresa varejista, o Wal-Mart, e um de seus fornecedores, a Coca-Cola Brasil, para promover a coleta e o correto processamento de resíduos sólidos. A iniciativa ajudará a aumentar o valor econômico dos materiais coletados, retornando-os à cadeia de produção e protegendo o meio ambiente, em um ciclo de sustentabilidade.
A Estação de Reciclagem vai instalar postos de coleta de metal, plástico, papel, vidro e óleo de cozinha em mais de 300 lojas da rede Wal-Mart em todo o Brasil até 2009. Esta parceria vai beneficiar diretamente 50 cooperativas e gerar renda para 2.500 catadores. O diferencial do programa é que, além da oportunidade de geração de renda, a Estação de Reciclagem vai oferecer capacitação profissional e treinamento às cooperativas, alem de melhorias em sua infra-estrutura de coleta e processamento de materiais.
O programa, inaugurado no hipermercado Wal-Mart Supercenter Pacaembu em conjunto com a Coca-Cola Brasil e apoio local da Femsa - seu fabricante autorizado na região, atesta o sucesso do projeto piloto iniciado no Paraná e marca o início da expansão para as demais bandeiras e praças em que a rede atua. Para garantir a infra-estrutura adequada, o Instituto Wal-Mart e o Instituto Coca-Cola Brasil fizeram um convênio com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.
Ao CEMPRE cabe diagnosticar o grau de estrutura das cooperativas e recomendar as ações necessárias, de modo a garantir a formalidade nas suas operações. 
Para desenvolver os coletores, o Programa Estação de Reciclagem contou com pesquisas dos dois Institutos. O resultado levou ao desenvolvimento de coletores como o de óleo de cozinha – inovação na área, uma vez que os coletores tradicionais não contemplam a reciclagem deste resíduo.
O Wal-Mart Brasil já implementa estações de reciclagem em suas lojas desde 2005, sempre com ações de apoio ao desenvolvimento das cooperativas parceiras. Em 2007, a empresa ampliou para 40 o número de estações de coleta e passou a separar também os resíduos de 38 lojas na Bahia, além de envolver todos os escritórios.
Um exemplo de sucesso desta iniciativa é a Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava, a CAEC, em Salvador, BA, apoiada pelo Instituto Wal-Mart entre 2006 e início de 2008. Com o trabalho desenvolvido, a cooperativa conquistou autonomia financeira e hoje gera renda para os cerca de 200 cooperados e outros 800 cadastrados, que fazem entregas esporádicas de material. A organização coleta material reciclável da operação de 38 lojas do Wal-Mart na capital baiana, além de resíduos levados por clientes a 24 estações de reciclagem.
A parceria firmada com a Coca-Cola Brasil possibilitará que histórias como esta se repitam, além de ampliar o trabalho para as demais lojas da rede. ”Mais do que reciclar o lixo, o cliente que usa nossas estações torna-se co-participante em uma ação de responsabilidade social, uma vez que a coleta do material é feita por catadores organizados em cooperativas que o Wal-Mart ajuda a desenvolver, permitindo que eles realizem seu trabalho de forma mais digna”, diz Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.
A Estação de Reciclagem é uma parceria muito positiva para o Instituto    Coca-Cola Brasil. Com a alavancagem proporcionada pelo Wal-Mart poderemos ampliar o escopo do nosso antigo programa “Reciclou, Ganhou” para não apenas apoiar as cooperativas, mas para oferecer centros de coleta aos consumidores mais proativos na defesa do meio ambiente. Os esforços na formação e capacitação de cooperativas de catadores também geram grande impacto positivo, tanto social quanto ambiental”, diz o presidente da Coca-Cola Brasil, Brian Smith.
O Brasil é o maior reciclador de alumínio no mundo, com um índice de 96%, e também se destaca com um dos maiores índices de reciclagem de PET, 51,3%, que vem apresentando um ritmo crescente. Este número deve crescer ainda mais devido a recente liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de utilizar a mistura de PET reciclado ao PET virgem nas embalagens de alimentos de produtos registrados na Agência, criando um novo mercado para a reciclagem. Há 5 anos, este índice  era de 35%.
Com o modelo de capacitação contemplado no “Estação de Reciclagem”, a tendência é também de acelerar os índices de reciclagem. Isto porque uma cooperativa devidamente estruturada e com catadores capacitados tem um aumento na sua capacidade de coleta de 30%, segundo o Cempre, beneficiando não só o meio ambiente mas o próprio catador, que pode, assim, aumentar significativamente sua renda.




 
  

A Alcan Alumínio do Brasil, segunda maior empresa de alumínio do mundo - é líder nacional nos mercados de laminados (chapas, lâminas e folhas de alumínio) e de semi-acabados (embalagens flexíveis). Presente no Brasil desde 1940, a Alcan possui fábricas em São Paulo (Santo André, Mauá e Pindamonhangaba), Minas Gerais (Ouro Preto), e Bahia (Aratu).
Além disso, a empresa domina todos os processos da cadeia produtiva: a extração da bauxita (matéria-prima básica para a produção do alumínio), produção de alumina, e alumínio primário, produtos acabados, vendas e reciclagem.

Reciclagem de latas de alumínio
Você já deve ter ouvido falar na importância da reciclagem. Mas você sabia que as latinhas de alumínio, essas que são usadas como embalagem de refrigerante e cerveja, são líderes em reciclagem no Brasil? E que essa é uma atividade que traz muitos benefícios para a população e para a preservação do meio ambiente?

De onde vem o alumínio?
O alumínio é feito a partir de um minério chamado bauxita.
A lata de alumínio começou a ser fabricada no Brasil em 1990.
A lata de alumínio é leve, prática, fácil de transportar, resistente à umidade e à luz e não enferruja, além de gelar mais rápido.
O Brasil é um dos líderes mundiais na reciclagem de latas de alumínio. E quais são os benefícios da reciclagem:
  • economia de recursos naturais (bauxita)
  • economia de energia elétrica
  • um meio ambiente mais limpo , menos poluição em nossos rios e ruas
  • geração de empregos
Curiosidades da lata: Se você pegar todas as latas de alumínio que são recicladas por ano aqui no Brasil e colocar uma em cima da outra, vai conseguir formar uma pilha de latas que é 2 vezes maior que a distância da Terra à Lua. A mesma quantidade corresponderia a 21,3 vezes a circunferência da Terra.
Você sabia que a energia elétrica economizada na reciclagem de uma lata de alumínio é suficiente para manter ligado um aparelho de televisão durante três horas? Pois é, a reciclagem do alumínio também colabora com a economia de energia elétrica.

A Alcan e a reciclagem do alumínio
Além de ser líder mundial na fabricação de laminados de alumínio, a Alcan é a maior recicladora de latas de alumínio na América Latina. Construiu um Centro de Reciclagem de Latas em Pindamonhangaba, São Paulo, que, em breve, estará reciclando 120 mil toneladas de latas de alumínio por ano.

Vamos reciclar e ajudar a natureza
E então? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a reciclagem do alumínio, vamos ajudar a ampliar esse hábito no nosso país? Junte suas latinhas e convide seus colegas de escola a fazerem o mesmo. Peça aos seus professores para ajudarem na coleta de latas.
Se você deseja reciclar, tome notas destas dicas importantes
Depois de recolher as latas, esvazie-as bem. Se possível, deixe-as secando em lugar ventilado.
Coloque-as dentro de sacos plásticos e feche-os bem.
Entregue nos locais de coleta (supermercados, cestos de coleta para reciclagem do seu bairro, etc.).
Dessa forma, você também estará fazendo a sua parte e ajudando o meio ambiente..

Meio Ambiente na Alcan
Na Alcan, a preocupação com o Meio Ambiente é um compromisso de extrema importância. No Brasil, a empresa conta com uma equipe que gerencia o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O objetivo do SGA é identificar processos e ações que possam ser prejudiciais ao meio ambiente, e definir as melhores soluções para estes problemas. Além disso, eles cuidam também da certificação da ISO 14001, já conquistada pelas fábricas de Santo André, Aratu, Mauá e Ouro Preto. A meta do SGA é ter todas as fábricas certificadas até o ano 2001.
Além disso, a empresa investe em alternativas para economizar energia elétrica e também para evitar poluição no meio ambiente: troca do uso de energia elétrica de máquinas e fornos para o gás natural, equipamento de controle de emissão de partículas e gases, e a reciclagem de latinhas de alumínio.



2 comentários:

  1. Adorei seu post RAFA !
    Participando em ! Participou com um post otimo!

    É bom saber que você se interessou e participou do blog ;*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a essas duas empresas pelo trabalho com a reciclagemn!
    Espero que um dia todas as empresas venham a aderir a reciclagem!


    'Rafael Sales.

    ResponderExcluir